A Caixa Econômica Federal, uma das instituições financeiras mais proeminentes do Brasil, está celebrando 163 anos nesta sexta-feira, 12 de janeiro. Fundada em 1861 como Caixa Econômica da Corte, seus primeiros propósitos foi o incentivo à poupança. Esta instituição tem desempenhado um papel crucial na vida dos brasileiros ao longo de sua história.

Desde sua criação, a Caixa tem sido uma força motriz por trás de iniciativas importantes, promovendo o acesso à moradia, o financiamento de projetos de infraestrutura e o suporte a programas sociais. Ao longo dos anos, a instituição acumulou uma série de conquistas que refletem seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

A Caixa destaca-se não apenas por seu desempenho financeiro, mas também por seu impacto social. Programas como o Bolsa Família, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Minha Casa, Minha Vida são exemplos de como a instituição tem buscado criar oportunidades para a população brasileira.

Ato em Santa Cruz do Sul

A APCEF/RS e o Sindibancários celebraram o aniversário do banco, na manhã de hoje(12), em frente a agência Centro.  Durante a manifestação, ocorreu pronunciamentos do presidente da Apcef/RS Marcos Todt, também da vice-presidenta Naiara Machado, da diretora da Apcef/RS e também do Sindibancários Célia Zingler, assim como a contribuição do coordenador do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região, João Carlos Heissler.
Além das comemorações, o ato teve o objetivo de reafirmar a importância da Caixa 100% Pública. De acordo com a vice-presidenta da APCEF/RS, Naiara Machado, manter a Caixa, como banco público é um compromisso. “Continuaremos lutando para que todos tenham serviço de qualidade, precisamos dos serviços públicos e vamos continuar lutando contra a privatização, não se pode privatizar o que é essencial a vida”, destacou a vice-presidenta da APCERF/RS.
Conforme o presidente da APCEF/RS Marcos Todt, a importância da Caixa e dos bancos públicos fica ainda mais clara quando nosso país passou por graves crises. Como o exemplo, durante a pandemia, a população pôde contar quase que exclusivamente com a Caixa. Em 2020, os empregados Caixa criaram, em tempo recorde, aplicativos para cadastro e movimentação de contas, e foram abertas 92 milhões de poupanças digitais, possibilitando o recebimento de programas sociais imprescindíveis. ” Precisamos defender os bancos públicos, por ser um banco 100% público, tem em seu DNA a função social. Devemos ir cada vez mais além, e radicalizar o papel desta instituição como banco do Povo brasileiro e, cada vez mais, agente da transformação social em nosso país”, finalizou o presidente da APCEF/RS.
Seguindo a programação do aniversário da Caixa, às 19h, no Sindibancários, acontece reunião para falar sobre direitos e a atuação da APCEF/RS para associadas, associados e simpatizantes. Após, será servido jantar elaborado pelo Núcleo de Cultura Gaúcho. Para alegrar ainda mais o ambiente, ocorre também, música ao vivo.
________________________________________________________________