36º Conecef reúne, de forma virtual, empregados Caixa de todo país, para definir uma série de ações que vão pautar a luta por melhores condições de trabalho e em defesa da Caixa.

Cerca de 280 delegadas e delegados, representando empregados da Caixa de todo o país, participam a partir desta sexta-feira (10) do 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). A cerimônia de abertura começa às 19h e será transmitida pelo Facebook da Fenae, pelo aplicativo Viva Fenae/Apcef e pelas redes sociais da Contraf/CUT.

O principal fórum de deliberações dos trabalhadores da Caixa acontecerá de forma virtual, por conta da pandemia do coronavírus. Os debates serão marcados por temas como defesa da Vida, da democracia, das Empresas Públicas, dos Bancos Públicos e da Caixa 100% Pública; Saúde e Condições de Trabalho dos empregados, Saúde Caixa, Funcef, contratações e ACT.

“O Congresso vai definir uma série de ações para o momento que estamos atravessando. É fundamental que os empregados fiquem atentos as resoluções que serão definidas neste Conecef, porque essas deliberações irão pautar a nossa luta por melhores condições de trabalho e em defesa da Caixa”, destaca o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Para o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis, os trabalhadores enfrentam uma conjuntura adversa com a retirada de direitos e ataques as empresas públicas por parte do governo. “Precisamos estar mobilizados e unidos. Só a luta nos garante”, reforça o dirigente.

Programação

A abertura do Congresso dos Empregados da Caixa será conjunta com o Congresso dos Funcionários do Banco Brasil. Além das delegadas e delegados participarão também desse momento representantes de entidades do movimento associativo e sindical.

No sábado, ocorrerão três painéis e os debates das resoluções encaminhadas pelos congressos estaduais e regionais que irão balizar a construção da pauta de reivindicações específica dos trabalhadores do banco público para Campanha Nacional 2020.

Você pode  acompanhar pelo Facebook da Fenae e pelo app Viva Fenae/Apcef os painéis que serão exibidos a partir das 10h:

Defesa da Democracia, das Empresas Públicas, Bancos Públicos e Caixa 100% Pública- Eduardo Moreira (economista e escritor)

Saúde – Maria Maeno (Médica/pesquisadora em Saúde do Trabalhador) Direitos- Caio Blanco (ator e influenciador digital)

Fonte: Fenae