Definir estratégia e calendário de lutas e mobilização para a campanha nacional e em defesa do Banco do Brasil estão entre os principais objetivos do congresso

Os funcionários do Banco do Brasil realizam neste final de semana seu 31º Congresso Nacional. A abertura solene, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), será realizada na sexta-feira (10), a partir das 19h, de forma conjunta com os congressos da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil e Banco da Amazônia.

Após a abertura solene conjunta, os funcionários do Banco do Brasil voltam a se reunir no domingo (12), a partir das 9h, para debaterem sobre questões de organização do Congresso. Em seguida, serão realizadas três mesas de debates sobre o papel desempenhado pelo Banco do Brasil na política de crédito para micro, pequenos e médios empresários, assim como para a agricultura familiar; sobre os ataques do sistema financeiro e do governo federal às empresas públicas, aos planos de previdência complementar e saúde suplementar; e sobre a construção de uma frente política em defesa do Banco do Brasil e de seu papel nas políticas sociais e econômicas de estados, municípios e setoriais.

“Além da abertura, os debates e seminários serão transmitidos ao vivo, possibilitando a participação de um maior número de bancários”, explicou o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, João Fukunaga.

O 31º CNFBB será encerrado com uma planária final, onde será debatido sobre o calendário de lutas e mobilização para Campanha Salarial Unificada, como também de uma Campanha Nacional em Defesa do Banco do Brasil.

Os debates e resoluções aprovados no 31º CNFBB serão levados para a 22ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá nos dias 17 e 18/7, que define a minuta de reivindicações e a estratégia da campanha nacional da categoria.

Veja abaixo a programação completa do 31º CNFBB.

PROGRAMAÇÃO DO 31º CNFBB
10 e 12 de julho de 2020

SEXTA-FEIRA, 10 DE JULHO
19h –
Abertura solene conjunta do 31º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, do 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa, do 26º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil e do 11º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco da Amazônia.

DOMINGO, 12 DE JULHO
9h às 11h – Abertura
– CEBB – Saudações
– Regimento interno
– Teses

11h15 às 12h30 – Eixo 1: O banco é dos brasileiros!
Debate com convidados a respeito do papel desempenhado pelo Banco do Brasil no microcrédito, crédito para pequenos e microempreendedores, para agricultura familiar. A importância deste patrimônio para a sociedade brasileira.

13h30 às 14h45 – Eixo 2: “Eles não vão gostar, mas nós não vamos largar nada!”
Debate com convidados sobre os ataques do sistema financeiro nacional neoliberal e do governo federal às empresas públicas, aos planos de previdência complementar e saúde suplementar, um projeto ideológico de destruição do modelo construído por essa comunidade que cerca a empresa pública ou neste caso o banco público.

15h00 às 16h15 – Eixo 3: Precisamos de um banco para conduzir uma política em favor da sociedade?
Debate com convidados para construção de uma frente política em defesa do Banco do Brasil, seu papel nas políticas sociais, econômicas de estados, municípios e setoriais.

16h30 às 17h45 – Plenária final: Defender as conquistas e avançar na defesa da democracia.
Uma reflexão com diferentes atores frente aos ataques que os movimentos sociais e a sociedade vêm passando por este Estado militarizado, como também o momento chave para a discussão de um calendário e organização do movimento de lutas para Campanha Salarial Unificada, como também de uma Campanha Nacional em Defesa do Banco do Brasil.

Fonte: Contraf-CUT