O banco anunciou uma série de medidas para apoiar as vítimas no Rio Grande do Sul. Entre essas iniciativas, destacam-se o Saque Calamidade do FGTS

As enchentes que assolam o Estado têm causado danos significativos, deixando um rastro de destruição. Nessas situações críticas, a Caixa Econômica Federal, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, desempenha um papel fundamental na assistência às vítimas e na reconstrução das áreas afetadas.

Uma das maneiras mais imediatas em que a Caixa auxilia é por meio da liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), saque calamidade, para os(as) trabalhadores(as) que residem em regiões atingidas. O valor é importante neste momento para ajudar as famílias na reconstrução de suas vidas.

Conforme a diretora do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região Célia Zingler, a Caixa está operando dentro destas orientações da calamidade do Rio Grande do Sul, mas o FGTS ainda não está liberado para o saque calamidade, pois o município de Santa Cruz do Sul precisa se habilitar para que as pessoas possam fazer o saque. “A Caixa também tem um atendimento importante neste momento com a parte dos imóveis atingidos, com a assistência na ativação do seguro habitacional, podendo ter um atendimento prévio pelos telefones: 0800 722 4923 (Contratos assinados a partir de 5 de abril de 2021) e 0800 722 2492 (Para os demais contratos)”, afirma.

De acordo com a diretora do Sindibancários além do suporte financeiro direto, a Caixa também desempenha um papel crucial na coordenação de esforços de assistência e reconstrução em parceria com o Governo Federal, Estadual e Municipal. “Hoje pela manhã toda a região esteve reunida para dialogar com os municípios e orientar o que precisa ser feito. O Governo do Estado e Federal já declarou estado de calamidade pública e agora os municípios precisam se habilitar junto ao Ministério da Integração Nacional. A partir disso vai ter todo um apoio do Governo Federal, desde que a Câmara dos Deputados e os senadores aprovem recursos para destinar ao Rio Grande do Sul”, destacou Célia.

A diretora do Sindibancários salienta que a agência de Santa Cruz do Sul, do centro da cidade, atende os municípios de Sinimbu, Passo do Sobrado e Vale Verde. Para Sinimbu vai haver um deslocamento para o atendimento presencial. Célia Zingler está participando de programas de rádio com o intuito de poder informar a população sobre os serviços que estão sendo oferecidos para a população. Como representante do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região, se coloca a disposição para poder orientar a comunidade e a categoria bancária afetada pelas enchentes.

“Entendemos que os bancos públicos têm um importante papel para cumprir, mas todos os bancos devem estar voltados a prestar um serviço público de qualidade e diferenciado neste momento difícil em que está passando o povo gaúcho”, finalizou Célia Zingler.

__________________________________________________
Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região