Visando o bom andamento do Encontro Estadual sobre o Saúde Caixa, que acontece na próxima terça, 11/07, das 19h às 21h, a comissão organizadora repassa aos(às) participantes importantes orientações.

A dirigente da Fetrafi-RS, Sabrina Muniz, reforça a importância da participação dos(as) colegas no Encontro. “Neste ano temos a renovação do nosso acordo coletivo específico sobre o Saúde Caixa, então é muito importante esse espaço de construção de propostas para serem encaminhadas ao Seminário Nacional, além de debatermos a atual situação do nosso plano, com seus problemas e desafios”, ressalta.

Objetivos

1. Apresentar brevemente as condições gerais (ACT 2022/2024 e Aditivo ao ACT 2022/2023);
2. Debater o financiamento e o modelo de custeio do Saúde Caixa;
3. Debater a qualidade de atendimento do plano;
4. Remeter ao Seminário Nacional sobre o Saúde Caixa (a ser realizado no dia 22/07/2023) as propostas de encaminhamento debatidas neste Encontro, na forma deste Regulamento;
5. Eleger participantes para o Seminário Nacional sobre Saúde Caixa.

Programação

19h – Abertura / leitura das orientações do evento / orientações da organização / saudação inicial;
19h20 – Apresentação sobre o Saúde Caixa – Histórico, custeio e desafios;
19h40 – Informes do Conselho de Usuários do Saúde Caixa e GT – Sergio Amorim;
20h – Intervenções;
20h30 – Leitura de propostas de encaminhamento;
20h50 – Informação acerca do Seminário Nacional sobre o Saúde Caixa e encerramento.

Quem pode participar

Empregados (as) da Caixa da ativa e aposentados(as), inscritos(as) pelos seus Sindicatos de base, com direito a voz e voto. O credenciamento dos(das) participantes é realizado por meio de acesso à sala virtual, através do link encaminhado para os(as) participantes inscritos(as). Interessados(as) devem procurar o seu sindicato para se inscrever.
Após o término das apresentações referentes aos temas elencados, a mesa diretora abrirá inscrições para os(as) participantes realizarem intervenções ou questionamentos sobre as apresentações. Serão acatadas as 8 (oito) primeiras inscrições, realizadas através do aplicativo Zoom por meio da funcionalidade “levantar a mão” (ou “raise hand”), considerando-se a ordem apresentada pelo próprio aplicativo e sendo observada a paridade de gênero.
Cada participante disporá de até 3 (três) minutos para realizar sua manifestação, com controle de tempo pela comissão organizadora.

Propostas

As propostas de encaminhamentos acerca dos objetivos do evento, que serão debatidas no Encontro sobre o Saúde Caixa, serão aquelas encaminhadas pelos(as) empregados(as) da Caixa a seus Sindicatos representantes, repassadas previamente à organização do Evento.

Serão remetidas à organização do Seminário Nacional sobre o Saúde Caixa as propostas de encaminhamento que contarem com a concordância de pelo menos 30% dos participantes presentes ao Seminário no momento do debate das propostas de encaminhamento.
As propostas de encaminhamento serão lidas pela mesa-diretora do Seminário. Caso haja discordância de algum participante em relação à proposta lida, o participante deverá manifestar-se através da funcionalidade “levantar a mão” (ou “raise hand”) do aplicativo ZOOM.

Ao(à) primeiro(a) participante que “levantar a mão”, a mesa-diretora iniciará a contagem de até 2 (dois) minutos, para que ele(a) possa explicitar verbalmente os motivos de sua discordância. Após a manifestação, a mesa-diretora indagará aos(às) participantes se há alguém que queira expressar verbalmente sua concordância em relação à proposta de encaminhamento debatida. Ao(à) primeiro(a) participante que “levantar a mão”, a mesa-diretora iniciará a contagem de até dois minutos, para que ele(a) possa explicitar verbalmente os motivos de sua concordância.

Após ambas as manifestações, a mesa-diretora abrirá um prazo para que os(as) participantes manifestem, através de enquete do Zoom, sua concordância ou discordância em relação à proposta de encaminhamento debatida.
Não será permitida a alteração da proposta de encaminhamento originalmente remetida à organização.

Delegação para o Seminário Nacional

O Encontro sobre o Saúde Caixa elegerá entre os(as) participantes inscritos, por meio de chapas, até 38 delegados(as) para participarem do Seminário Nacional sobre Saúde Caixa, que ocorrerá no dia 22 de julho de 2023, em formato virtual, respeitando o quantitativo de aposentados definido pela organização do Seminário Nacional de até 40% das vagas e também será respeitada a paridade de gênero.

Caso haja mais de uma chapa inscrita, a eleição dos participantes será proporcional à votação obtida por cada chapa.

Fonte: Bancários RS