Publicação atende reivindicação do Conselho de Usuários e amplia a possibilidade de credenciamentos em 970 municípios

Após anos de reivindicação do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, dos empregados e de entidades como a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), a Caixa lançou edital para novos credenciamentos de profissionais, clínicas e hospitais para o plano de saúde dos trabalhadores. Com isso, fica ampliada a possibilidade de credenciamentos em 970 municípios, abrangendo especialidades como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, entre outras (clique aqui para ler o edital com as especialidades e cidades contempladas).

Para o representante dos empregados eleito para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, Chico Pugliesi, a notícia é positiva, mas ainda insuficiente. “É importante ressaltar que essa ampliação de possibilidades de credenciamento é significativa, mas ainda não supre as necessidades que temos de credenciamentos também nas cidades maiores”, ressaltou. “A gestão do Saúde Caixa precisa ser descentralizada. Os problemas do plano se repetem em todas as regiões, inclusive nas grandes capitais”, avaliou.

No RS, são 122 municípios habilitados a novos credenciamentos. A dirigente sindical da Fetrafi-RS, Sabrina Muniz, destacou a necessidade de participação dos trabalhadores na indicação de médicos e estabelecimentos. “Os beneficiários do Saúde Caixa sabem onde temos poucos credenciados, pois são eles que sofrem com as dificuldades ao buscar atendimento. Desta forma, é muito importante que os colegas indiquem profissionais para se credenciar”, orientou.

Além do prestador de serviços em saúde, os usuários também podem indicar os hospitais, clínicas e profissionais para fazer parte da rede credenciada do plano (clique aqui para pesquisar seu município e saber como fazer a indicação de profissionais). Pugliesi destacou outras reivindicações do Conselho, da Comissão de Empregados e de entidades como a Fenae: a descentralização do atendimento do Saúde Caixa, o retorno da Gipes e dos comitês de credenciamento e descredenciamento regionais com a participação da representação dos trabalhadores. A próxima reunião do Conselho de Usuários está marcada para 28 de junho.

Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Também está aberto o credenciamento de profissionais e empresas que atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para formação da rede credenciada. A necessidade da ampliação da cobertura obrigatória para tratamento de TEA e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) já havia sido discutida em reuniões do Conselho de Usuários. “É um avanço importante e nós vínhamos cobrando há muito tempo”, disse Pugliesi. Ele enfatizou que o credenciamento para atendimentos TEA não se limita aos 970 municípios especificados no edital e está disponível para todas as regiões do país que tenham unidades da Caixa com usuários que precisem do atendimento.

Indicação importante – O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, incentiva a participação dos empregados na indicação dos profissionais e estabelecimentos. “Costumo dizer que o Saúde Caixa é um dos direitos mais valiosos dos empregados, conquistado com muita luta no Acordo Coletivo de 2004. E é fundamental que a gente faça parte da construção de uma rede credenciada que atenda todos os usuários, dos menores municípios até as grandes capitais”, avaliou o presidente.

Fonte: Imprensa SindBancários e Fenae