Para marcar essas cinco décadas de atuação, haverá uma solenidade festiva

O Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região completa 50 anos de história no dia 19 de junho, trajetória repleta de lutas e conquistas não apenas para a categoria bancária e a classe trabalhadora como também na construção, defesa e fortalecimento da democracia brasileira.

Desde a fundação foram diversas manifestações onde os representantes dos(as) bancários(as) colocaram toda a sua determinação e empenho na melhoria da qualidade de vida da categoria.

No ano de 1973, em 19 de junho foi assinada a carta de fundação da entidade. Com base nesse documento que o aniversário do Sindibancários tem sido lembrado nesse dia. Com o passar dos anos, a base de atuação que era restrita ao município de Santa Cruz foi sendo ampliada. Hoje, o sindicato reúne 22 municípios e mais de 600 bancários sindicalizados.

O Sindicato é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) desde 1987, também a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (FETRAFI-RS).

Muitas pessoas foram importantes para a construção do Sindicato durante esses 50 anos. Algumas seguiram outros caminhos, mas permanecem presentes na história da entidade, e têm aquelas que ainda hoje seguem defendendo um sindicato sério e comprometido com os trabalhadores bancários e com a construção de uma sociedade justa e igualitária. Esses ideais também são compartilhados com outras entidades de bancários e de outras categorias de trabalhadores.

O Sindicato teve participação direta na criação da Associação Cultural de Integração Comunitária de Santa Cruz do Sul (Acicom), que originou a Rádio Comunitária 105, 9 FM e a Associação Gaúcha de Rádios Comunitárias. Também integra a Abraço Brasil (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias).

No sindicato os bancários são orientados sobre saúde e recebem atendimento jurídico em processos administrativos e na área trabalhista. Também encontram informações sobre temas como gênero, direitos dos trabalhadores, comunicação e formação.

O Sindicato faz parte do Conselho Municipal de Saúde, do Fórum em Defesa da Água Pública e também do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Cruz do Sul, promovendo atividades que abordam a saúde e a violência contra a mulher.

O Sindibancários também apoia diversos eventos de cultura do município e da região. Um exemplo é a participação e apoio na Associação dos Amigos do Cinema, como também incentiva promoções culturais como forma de fomentar a arte e a cultura da região.

Comemoração

Para não passar em branco a data, os 50 anos de lutas e vitórias será comemorado no dia 25 de agosto, para homenagear também a data do Dia do Bancário e da Bancária (28 de agosto).

A atividade será realizada no Salão de Festas do Sindicato e os convites serão limitados a 100 ingressos, conforme a capacidade do local. Será servido coquetel e bebidas, com início às 20h. Em julho estaremos disponibilizando os ingressos e mais informações.

_______________________________________________________

Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região